Facebook

Facebook
nossa pagina no facebook

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A morte do Papa Wemba


Wemba morreu durante uma apresentação no Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo (Femua), em Abidjan, na Costa do Marfim, em 24 e abril de 2016. Ele desmaiou durante apresentação, sem ser notado de imediato pela banda que o acompanhava.

Jules Shungu Wembadio Pene Kikumba, mais conhecido como Papa Wemba (Lubefu, 14 de junho de 1949Abidjan, 24 de abril de 2016) foi um cantor de rumba africana, de música africana e de world music congolês, um dos músicos mais populares da África.

Papa Wemba começou a se destacar quando se juntou à banda congolesa Zaiko Langa Langa. Em 1977, ele e outros integrantes do grupo criaram uma nova formação, a Viva La Musica, que lhe rendeu o reconhecimento mundial, principalmente na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. No início dos anos 1990 ele excursionou com Peter Gabriel, e participou do disco "Secret World Live", em 1994. Ficou conhecido como "rei da rumba no Congo", depois de gravar com Stevie Wonder.

O festival decorre em Abidjan, a maior cidade do país, e as primeiras hipóteses para a morte do artista apontam como possível causa a malária cerebral de que sofria e que o obrigou a estar hospitalizado durante vários dias em fevereiro, em Paris, levando ao cancelamento de vários concertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário